Empréstimo online é seguro? Saiba quando confiar e como escolher

Atualmente, são diversas as opções de crédito para empresas na internet e muitas pessoas acabam se perguntando: empréstimo online é seguro mesmo? Basta uma pesquisa rápida nas ferramentas de busca, como o Google, para encontrar uma lista de empresas oferecendo oportunidades de crédito. Mas como saber em qual delas apostar suas fichas?

Uma solução digital pode ser a melhor opção para quem busca empréstimo pj rápido e prático, mas nessa procura é preciso saber escolher uma instituição segura e com as melhores taxas. Por isso, apresentamos neste artigo dicas essenciais para ajudar você a encontrar um empréstimo confiável para a sua empresa e fugir de sites enganosos.  

Como escolher um empréstimo online confiável?

Quando o assunto é empréstimo empresarial online, temos na palma da mão várias propostas - uma mais atrativa que a outra - mas na maioria das vezes, não conhecemos a reputação dessas linhas credoras. Nesse momento, surge uma das principais dúvidas: qual delas é a mais segura? 

Pensar em segurança vai muito além do cuidado em evitar fraudes. Além de confiabilidade, uma proposta segura precisa ter clareza e transparência nas informações e propostas que visem a sustentabilidade financeira do seu negócio, para que você não comprometa ainda mais a situação da sua empresa lá na frente. 

A seguir, estão pontuadas 6 dicas para te ajudar a escolher o empréstimo online mais seguro e a desviar de propostas duvidosas. 

Certifique-se de que o site é confiável

Antes de solicitar um empréstimo e fornecer os dados da sua empresa, é preciso verificar a confiabilidade do site. As instituições de empréstimo online sérias, assim como qualquer site de compras ou compartilhamento de dados, possuem certificado de segurança - um ícone de cadeado no início da URL da página. Outra forma de identificar um site seguro é também pela URL: observe se a sigla HTTP tem a letra “s” no final (HTTPS). O “s” garante que a segurança da página é criptografada, permitindo maior proteção a seus dados.

Busque os dados da empresa

Toda e qualquer empresa deve possuir CNPJ. E essa regra não é diferente para as que atuam de forma online. Então, se a empresa buscada não possuir esse documento, não confie! Eles podem dizer que “por ser uma empresa online, não precisa ter CNPJ” ou porque “não são do Brasil”, mas isso não é verdade. Instituições financeiras digitais devem estar registradas como pessoa jurídica. Se não estiverem, elas existem de forma ilegal, logo podem estar ali para aplicar fraudes. Fique atento: mesmo quando uma empresa possuir CNPJ, dê uma olhada na página da Receita Federal na internet, para ver se o número do CNPJ é real. Essa medida é rápida e pode ajudar a evitar uma fraude.

Desconfie se não for solicitado seu histórico financeiro

O compartilhamento de dados para cadastro é uma etapa fundamental e comum na solicitação de um empréstimo, pois é com base neles que será possível simular o seu saldo de crédito disponível para o seu negócio. Normalmente, são exigidos seus principais dados e documentações. Se você busca empréstimo para empresa, são solicitados documentos como: CNPJ, razão social, e-mail, telefone e, até mesmo, dados bancários. O histórico de crédito e o faturamento do seu negócio são informações importantes para que uma empresa séria possa confiar em você. Afinal, ela precisa ter a garantia que, mais tarde, receberá o pagamento das parcelas conforme o acordado.

Não faça pagamento adiantado

Atenção: esse é um dos pontos mais críticos. Se a empresa (suposta credora) solicitar que você pague alguma quantia adiantada - para que, assim, você receba o empréstimo - pode ser fraude! Não é necessário pagar nenhuma taxa e nem realizar depósito antecipado para ter acesso a empréstimo. Portanto, não aceite pagar qualquer valor antecipado. Afinal, se você buscou empréstimo é porque precisa de aporte financeiro e não tem tempo, nem dinheiro a perder.

Atenção aos e-mails com domínio público ou conta bancária de pessoa física

Não confie em empresas que utilizam e-mail de domínio público, por exemplo: “@gmail.com” ou “@hotmail.com”, entre outros. Esses endereços são usados por pessoas físicas, mas quando o assunto são serviços, não passam nenhuma credibilidade! Uma empresa devidamente registrada deve usar um domínio próprio/particular, onde normalmente o nome do setor estará antes do arroba (@) e o nome da empresa, após. Exemplo: suporte@z3bank.com.br.

Confira a reputação da empresa

O ‘Reclame Aqui’ é uma opção para você checar se a empresa já possui uma reputação ruim. Empresas novas no mercado, como algumas fintechs, podem não ter ainda um histórico de avaliações, mas um site golpista geralmente já tem. Muitas pessoas, infelizmente, já passaram por uma experiência frustrada, então elas costumam registrar uma reclamação sobre aquela página.

Por fim, um empréstimo online pode ser mais vantajoso

Apesar dos alertas, é importante ressaltar que existe empréstimo online seguro e fácil de contratar. Esse novo modelo vem ganhando força no mercado financeiro.

Ingressamos em uma “nova era”, onde surge uma vantajosa ligação entre as instituições financeiras online e os pequenos e médios negócios. O exemplo mais claro dessa inovação são as fintechs, que trabalham com produtos totalmente digitais e trazem soluções mais simples. Essas empresas se destacam, em relação aos bancos convencionais, pela tecnologia e simplicidade, pois encurtam o caminho de acesso ao crédito, evitando toda a burocracia tradicional. 

Ao seguir as dicas acima, fica mais fácil descartar ofertas fraudulentas e encontrar uma fintech confiável para solicitar empréstimo. No entanto, além da confiabilidade, é fundamental avaliar outros fatores em uma credora, para saber se ela atende à realidade do seu negócio e se oferece taxas que caibam no seu bolso. 
Se você procura empréstimo empresarial rápido, online e seguro, fica aqui a nossa dica: o Z3 Bank, uma fintech que além de ser 100% transparente, tem uma proposta personalizada conforme o faturamento de cada cliente. Com a intenção de ajudar os pequenos e médios negócios, a empresa desenvolveu um sistema ágil, com aprovação em até 48h, simples e sem burocracia, pois dispensa a “papelada” e facilita a cessão de dados.

Acompanhe
nossas novidades!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos sobre soluções financeiras para ajudar no crescimento do seu negócio.

Seja bem-vindo!