Educação Financeira

Como conseguir empréstimo para empresa?

Conseguir empréstimo nem sempre é apenas uma alternativa, mas sim, uma necessidade. Em meio a uma turbulência econômica, é normal que os rendimentos não sejam suficientes para “tocar o barco”. O empréstimo torna-se, portanto, peça-chave para retomar as atividades e sustentar uma empresa. O problema é que obter esse recurso costuma ser uma dificuldade para as pequenas e médias empresas.

Existem barreiras que bloqueiam o acesso ao crédito e levam o empreendedor a desistir. Mas, em contrapartida, as inovações no mercado financeiro chegam com força total para mudar esse cenário. Nesse artigo, vamos falar sobre as oportunidades de crédito para os pequenos e médios negócios crescerem de maneira sustentável. 

Dificuldades de acesso ao crédito para empresas

A ideia de pegar empréstimo parece bem complicada para muita gente. É que a demora na aprovação e liberação do dinheiro é um dos principais contras nessa hora. Além disso, as burocracias e restrições para contratar são também dificuldades que travam o recurso para muitos empreendedores. 

Geralmente, quando alguém abre mão de buscar empréstimo é porque leva em conta duas hipóteses: a primeira é a de que não vai conseguir, devido aos requisitos impostos na hora da contratação. A segunda é quando não confia nas opções mais fáceis: fica com medo de complicar ainda mais sua situação, seja por fraudes ou taxas abusivas. 

O fato é que: assim como um grito de socorro nos exige uma ação de urgência, numa crise financeira não é diferente. Em momentos difíceis, não se pode pedir que as pessoas cumpram exigências complicadas. É preciso “socorrê-las”. Quem precisa de ajuda para manter seu negócio – e recorre a um empréstimo – é porque precisa de medidas ágeis e eficientes. Não há tempo a perder!  

Fintechs: a inovação no setor financeiro

São tantas as preocupações pelo caminho, que empreendedores tendem a recuar na hora de solicitar empréstimo. Mas nem tudo são más notícias! Atualmente, esses entraves no crédito não são mais unanimidade nas empresas do setor. O que antes era uma dor de cabeça, hoje não precisa mais ser.

É que o antigo e convencional modelo de crédito vem perdendo cada vez mais espaço para as inovações do segmento. Hoje, a tecnologia e o avanço no mercado financeiro derrubam barreiras do empréstimo para empresas pequenas e tornam esse processo mais simples.

Você já ouviu falar em fintechs? São startups criadas no intuito de inovar e melhorar os serviços do setor financeiro. Empresas que desenvolvem produtos completamente digitais e a tecnologia é o que as difere dos bancos tradicionais! Chegaram para trazer soluções mais práticas e acessíveis para as pessoas, como conta corrente, cartões de crédito, empréstimos, seguros, entre várias outras.

Pelo fato de as fintechs terem gastos operacionais inferiores em relação às grandes instituições bancárias, logo podem oferecer melhores condições à população. As fintechs de crédito, por sua vez, trabalham para tornar o empréstimo mais ágil, barato e simples de contratar. O Z3 Bank é uma fintech que exemplifica bem o novo modelo de crédito, por ter uma missão totalmente ligada à ideia de facilitar o acesso ao recurso. 

Compare as opções de empréstimo PJ

A pressa para obter empréstimo pode acabar prejudicando ainda mais a situação de uma empresa. Muitos riscos podem ser evitados quando você dedica um tempo para pesquisar, analisar e comparar as opções do mercado. Para ajudar você nessa etapa, apontamos as principais diferenças entre o empréstimo convencional – ofertado por instituições bancárias tradicionais – e os novos modelos de crédito – ofertados por fintechs, assim como o Z3 Bank.

  • A contratação: Para conseguir empréstimo “à moda antiga” nos deparamos com uma lista de requisitos complicados, a análise é exigente e restrita. E o prazo para liberação do dinheiro é usualmente mais lento. Já os novos modelos de crédito tendem a trabalhar com uma análise mais simples, ágil e com menos burocracia.
  • O pagamento: Nos modelos convencionais de crédito, o pagamento é feito por boleto mensal, o que acarreta dificuldades para o empresário, como a falta de planejamento financeiro, atraso, ou esquecimento. Já as fintechs buscam facilitar isso, por meio de um pagamento fácil e automático! Em alguns casos, é descontada uma taxa fixa por dia, de acordo com o seu rendimento médio, para minimizar o peso de um boleto ao final de cada mês. 
  • O sistema: Enquanto o crédito convencional, além da lentidão no processo, adota muitas regulamentações e burocracias, as fintechs costumam adotar um modelo totalmente digital: sistema descomplicado, dinâmico e transparente, justamente porque não querem complicar a rotina de seus clientes. 

Como conseguir empréstimo para MEI e onde obter

Tornar-se Microempreendedor Individual (MEI) é o primeiro passo de muitos brasileiros para se manter no mercado de trabalho. A partir de um CNPJ, é possível obter algumas condições especiais, como o empréstimo para empresa. Não é difícil encontrar ofertas de bancos, fintechs e demais instituições financeiras. São muitas as opções no mercado mas, sem dúvidas, a melhor é aquela que ofereça as menores taxas e um prazo mais flexível. 

A primeira coisa a se fazer é escolher a instituição financeira com as melhores condições. Já existem soluções digitais, que facilitam esse processo de empréstimo e oferecem propostas menos burocráticas do que os bancos tradicionais. Mas antes de tudo, é fundamental buscar informações necessárias para tomar uma decisão segura, transparente e de acordo com a estrutura financeira da sua empresa. Instituições confiáveis, como o Sebrae, podem oferecer suporte para ajudar na escolha da solução ideal para o seu negócio.  

Como conseguir empréstimo com CNPJ novo

Todo empreendedor sabe que começar um negócio do zero requer um investimento inicial. Por isso, é bem comum a busca por agentes financeiros que ofereçam empréstimo para quem possua CNPJ novo. Existem, sim, opções no mercado que disponibilizam essa oportunidade! No entanto, algumas empresas costumam solicitar alguns pré-requisitos, como: um tempo mínimo de existência/funcionamento; tempo mínimo de uso da maquininha de cartão e que esta esteja no nome da empresa; um valor mínimo de faturamento anual e não possuir pendências.

E se você percebeu que cumpre esse pré-requisito e ficou feliz com isso, cuidado para não apostar em qualquer opção que veja pela frente! Uma dica é conhecer os novos modelos de crédito ofertados por fintechs, que podem oferecer um sistema de contratação digital e mais descomplicado! E, claro, que seja seguro e transparente.

Empréstimo agora ficou mais fácil e rápido  

Se você já estava cansado de procurar por um empréstimo, agora já sabe que ficou muito mais fácil. Para isso, basta estar atento às novas oportunidades que o mercado oferece, que com certeza você encontrará a opção ideal para o seu negócio!
Uma sugestão para quem busca empréstimo rápido e descomplicado, é conhecer o Z3 Bank: a fintech que traz uma proposta de crédito personalizada para cada negócio, de acordo com seu faturamento. Com análise e aprovação em até 48h, a empresa surgiu com o propósito de descomplicar e democratizar o crédito para os pequenos e médios negócios e trabalha com um sistema totalmente digital, sem burocracia e transparente.

Compartilhe o conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *